Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ministro rejeita mudança de nome politécnico para universidade


texto: Helena Amaro / foto: DR / Legenda: Posse Pedro Dominguinhos sucede a Nuno Mangas no Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos Sexta, 18 de Maio de 2018

O ministro da Ciência, Manuel Heitor, expressou em Leiria a sua discordância quanto a uma eventual mudança da designação 'ensino politécnico', pouco antes sugerida pelo novo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Pedro Dominguinhos, que sucedeu no cargo a Nuno Mangas, presidente cessante do Politécnico de Leiria.
“Nós não queremos ser universidades. Queremos continuar a diversificar a nossa missão, porque o país precisa”, ressalvou Dominguinhos, salientando, no entanto, que uma nova denominação, como 'ensino universitário aplicado', por exemplo, poderia promover melhor o ensino politécnico português a nível internacional.
Anteontem, ao encerrar a cerimónia, o ministro da Ciência rejeitou essa possibilidade: “Sou um acérrimo defensor do nome e do termo ‘politécnico’”, que traduz “claramente uma opção política” para o ensino superior não universitário.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu