Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Exército mostra vida militar a jovens de três concelhos


texto: Sónia Perdigão / foto: Luís Filipe Coito Sexta, 20 de Abril de 2018

“Hoje vocês são todos militares!”. Esta foi a forma como o coronel Dias Almeida, do Regimento de Artilharia n.º 4 (RA4) introduziu dezenas de alunos de 10.º ano na iniciativa 'Marchar pela cidadania', que, desde quarta-feira e até ao final do dia de hoje, está a decorrer na unidade de Leiria. 
Segundo Dias Almeida, a iniciativa tem por objectivo transmitir aos alunos (na edição deste ano, provenientes de escolas dos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós) que o Regimento de Artilharia n.º4 “não é uma casa fechada” e mostrar-lhes as diferentes vertentes da vida militar.
Durante a actividade, os alunos envolvidos têm a oportunidade de contactar com o material de armamento, tirar as suas dúvidas quanto à acção de forças especiais, para-quedistas e comandos e até observar em primeira fila os treinos físicos da artilharia. 
Ontem, os jovens puderam sentir o peso dos coletes utilizados pelos  comandos, pegar em armas e munições do exército e, para os fãs de animais, até houve oportunidade para dar festinhas ao ‘Tico’, um dos cães para-quedistas que mostrou aos jovens como o seu treino o ensinou a encontrar munições.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu