Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Filarmónica da SAMP: Uma paixão pela música que passa de geração em geração e que suplanta crises e guerras mundiais


texto: José Roque / foto: Luís Filipe Coito Quarta, 18 de Abril de 2018

A segunda banda filarmónica mais antiga do concelho de Leiria  - comemora este ano 145 anos - já passou por guerras mundiais e correntes de emigração, altura em que o número de músicos baixou consideravelmente. Nada que perturbasse a actividade de um grupo que se diz unido pela música e cujo espírito de banda passa de geração em geração.
É o caso de Carlos Lopes, trompetista da banda desde os 10 anos e actual membro da direcção da SAMP. O avô fez parte da banda, seguiu-se o pai – que ainda hoje faz parte da formação com 77 anos (é o elemento mais velho) -, pelo que Carlos Lopes seguiu a paixão de família. “Foi uma paixão que ficou. Vir para aqui às sexta-feiras faz parte das nossas vidas. Precisamos de estar tão focados que esquecemos tudo o resto”, disse, acrescentando que o “espírito da banda mantém-se desde a sua fundação”.
“Passar tantas horas juntos permite criar laços que ficam para a vida. Tive a sorte de poder tocar com o meu pai e com os meus quatro sobrinhos na banda. Isso cria sentimentos que não se explicam”, contou Carlos Lopes.
Para além de unir gerações, a Banda Filarmónica tem a particularidade de 'colher frutos' da Escola de Artes da SAMP. Uma escola onde todos podem entrar independentemente do conhecimento musical. “Toda a gente pode entrar na banda. Tivemos um senhor que entrou como aprendiz aos 65 anos e ainda está na banda, assim como uma criança que entrou aos seis anos e ainda está connosco. Essencialmente é preciso ter vontade de aprender e de tocar”, vincou o responsável

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu