Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Candidatura a Capital Europeia da Cultura divide maioria e oposição


Nuno Henriques Quinta, 05 de Abril de 2018

O processo da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027 não é unânime no executivo municipal. Maioria (PS) e a oposição (PSD) têm posições diferentes, com os vereadores sociais-democratas a abrirem a porta a uma candidatura conjunta de Leiria e Coimbra, uma vez que a cidade dos estudantes também vai avançar e a vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara de Coimbra já mostrou receptividade a poder haver uma candidatura conjunta. 
“Leiria e Coimbra deviam estar juntas numa candidatura a Capital Europeia da Cultura. Era vitória certa e segura”, defendeu o social-democrata Fernando Costa, em reunião de Câmara, anteontem. “O senhor vice-presidente está tranquilo e não teme a candidatura de Coimbra”, perguntou o vereador do PSD a Gonçalo Lopes, que tem também o pelouro da Cultura. “Estou a fazer o alerta porque ainda estamos a tempo de equacionarmos as coisas”, frisou Fernando Costa.
Em resposta ao vereador da oposição, que pediu mais informação sobre o processo, Gonçalo Lopes deixou duas perguntas: “O PSD de Leiria pretende que a Capital Europeia da Cultura seja Leiria ou Coimbra? Se deseja que seja Leiria, tem condições para garantir que Coimbra desista a favor de Leiria, ou simplesmente pretende que Leiria desista para a cidade de Coimbra?”. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu