Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Uma volta ao mundo de bicicleta em que a meta mora no concretizar de um sonho


Texto: Sónia Perdigão / Foto: Luís Filipe Coito Terça, 03 de Abril de 2018

O que é preciso para viver um sonho? Sonhar, única e exclusivamente sonhar... Ter um sonho e vontade de o viver. Ricardo Martins, um ciclista do mundo, nascido no Brasil, é quem nos lembra deste simples facto. 
Montado na sua apaixonante Dulcineia, uma bicicleta de bambo com quem tem partilhado vários pedacinhos do planeta, Ricardo Martins parte hoje de uma breve paragem em Leiria, no dia em que comemora os dois anos do início da sua jornada.
Actualmente em Portugal, de saída de Leiria rumo a Lisboa, Ricardo Martins já leva mais de 20 mil quilómetros nos pedais.  A viagem pelo mundo começou em Abril de 2016, na Cidade do Cabo, na África do Sul, e, daí em diante, tem seguido pelo deserto e pela neve, passando por países como o Quénia, o Egi­pto, Moçambique, Alemanha, Escócia e França.
No total, já lá vão 16 países cruzados pelas rodas da Dulcineia, dois continentes de vivências e mais por vir. Contudo, Ricardo Martins tem de se esforçar para contar o número de países por onde passou, até porque, para si, não interessa nenhum recorde de países ou de quilómetros, apenas interessa perceber o que o mundo tem para lhe contar.
“O sonho já é suficiente, nada é maior do que sonho. Me faz feliz, por isso eu viajo”, conta Ricardo Martins ao Diário de Leiria, quanto aos motivos que o fizeram sair à descoberta.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu