Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Taça de Portugal/meia-final: Aves joga segunda mão no Caldas com vantagem de um golo


texto: com Lusa / Foto: DR Quarta, 28 de Fevereiro de 2018

O Desportivo das Aves, da I Liga, colocou hoje um pé na final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer 1-0 o Caldas, do Campeonato de Portugal, em jogo da primeira mão das meias-finais da prova. A vantagem apertada de um golo, que surgiu através da marcação de uma grande penalidade, apontada por Nildo Petronilha, aos 32 minutos, deixa tudo em aberto para o segundo jogo, desta feita no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha. 
Em Vila das Aves, a partida até se iniciou bastante equilibrada, com uma ligeira vantagem para os visitantes, que, nos primeiros minutos, estiveram perto de marcar. O primeiro sinal aconteceu aos dois minutos, altura em que Ryan rematou de pé esquerdo à baliza de Quim, tendo a bola saído ligeiramente ao lado. Pouco tempo depois, aos 13 minutos, Pedro Emanuel isolou-se em frente à baliza, tendo apenas Quim pela frente, mas o veterano guardião levou a melhor com uma boa defesa. No entanto, o avançado do Caldas estaria em posição irregular na altura do remate. Depois dessa pressão inicial, o Desportivo das Aves começou a ganhar terreno e a preencher os espaços com lacunas. O primeiro golo da formação da casa poderia ter acontecido aos 25 minutos, através de uma grande penalidade. O árbitro entendeu que um jogador do Caldas fez um corte de carrinho fazendo falta, e após recorrer ao VAR confirmou a decisão assinalando o castigo máximo. O lance, no entanto, suscitou grandes dúvidas. Paulo Machado foi chamado a converter, mas Luís Paulo adivinhou o lado do remate e defendeu, negando o golo. Cinco minutos depois o árbitro voltou a assinalar nova grande penalidade, desta vez por uma carga de Luís Paulo sobre Derley. Nildo não desperdiçou a oportunidade e fez o golo da equipa avense. O golo trouxe um novo ânimo ao Aves, que passou a dominar por completo o encontro, falhando apenas na finalização. 
Aos 39 minutos, Derley teve nos pés a oportunidade de fazer o segundo, mas a pontaria não esteve afinada. Nildo aproveitou uma saída de Luís Paulo para o tentar surpreender com um 'chapéu', a bola sobrou para o avançado, que rematou ao lado.
No segundo tempo, a formação comandada por José Mota manteve a superioridade, mas também a ineficácia de concretizar os lances de perigo em golo. O Caldas ainda reclamou uma grande penalidade, por mão na grande área adversária, castigo que não foi atendido, mesmo depois de árbitro recorrer ao VAR, o que gerou protestos da equipa visitante e dos mais de mil adeptos que apoiaram o Caldas na Vila de Aves.
No final, a festa foi feita pelos cerca de mil adeptos do Caldas, que, juntamente com a equipa e apesar da derrota, celebraram a presença nas meias-finais, algo inédito na história do clube, bem como o facto de ainda estar tudo em aberto em relação à presença na final da prova. O Desportivo das Aves e o Caldas disputam a segunda mão das meias finais da Taça de Portugal de futebol no dia 18 de Abril. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu