Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Director: 
Adriano Callé Lucas

Elevador torna Mosteiro da Batalha totalmente acessível


Texto: Helena Amaro / Foto: Luís Filipe Coito quarta, 14 fevereiro 2018

A instalação de um elevador no Claustro Afonso V do Mosteiro da Batalha irá tornar aquele monumento património da UNESCO totalmente acessível. Até agora, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória tinha espaços que pessoas com mobilidade condicionada não podiam visitar. No âmbito de um projecto de requalificação do piso superior do mosteiro, o monumento poderá ser visitado por qualquer pessoa.
Ao nosso jornal, o director do Mosteiro da Batalha, Joaquim Ruivo, explicou que está em fase de projecto a requalificação da ala Norte do Claustro Afonso V, num investimento de cerca de um milhão de euros, comparticipado por fundos comunitários através do programa Portugal 2020.
Segundo Joaquim Ruivo, o projecto prevê a instalação de um elevador “num espaço reservado e numa zona que agora está quase desactivada”. 
“O elevador pretende criar uma comunicação entre o piso térreo e o Claustro Afonso V”, acrescenta o director, assegurando que o elevador não terá qualquer impacto no monumento, uma vez que vai ser instalado numa “zona reservada”.

Leia a notícia completa na edição em papel.