Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Primeiras três empresas instalam-se em incubadora de Alvaiázere


Sexta, 26 de Janeiro de 2018

As primeiras três empresas instalam-se amanhã, 27, na incubadora de Alvaiázere, no distrito de Leiria, que vai ter um segundo pólo com dormitório, para promover a fixação de jovens no concelho, disse hoje a presidente do município. “No próximo sábado, vamos formalizar três contratos de incubação, quando já temos no mínimo mais três pedidos de outras empresas que têm interesse em incubar e que, entretanto, serão analisados e, posteriormente, assim espero, sejam também integrados neste espaço”, afirmou à Lusa Célia Marques.

As empresas são da área têxtil, formação e outra relacionada com a manutenção e controlo dos pórticos das portagens. 
A incubadora, que foi instalada no mesmo edifício das Finanças há cerca de ano e meio, tem um conjunto de salas disponíveis, mas é “mais do que o espaço físico”, frisou Célia Marques. “Disponibiliza um conjunto de serviços que vão desde o apoio técnico a projectos de licenciamento, desde aconselhamento e acompanhamento técnico na preparação de uma ideia de negócio, desde apoio e orientação na preparação ou na concepção de projectos de candidatura a fundos comunitários à ligação a possíveis parceiros que sejam vantajosos”, esclareceu a autarca, apontando ainda a “orientação e captação de novos projectos”.
Entretanto, em meados do Verão passado, o município iniciou a adaptação do edifício da antiga escola básica de Alvaiázere, também na sede do concelho, para a instalação de um pólo da incubadora, que vai disponibilizar alojamento. “O que nos motivou a avançar com esta nova valência foi precisamente o facto de podermos apresentar uma diversidade de recursos físicos totalmente diferente deste espaço que agora está a funcionar”, salientou a presidente da câmara, reconhecendo que a sede da incubadora “é um espaço pequeno, muito limitativo ao nível da dimensão”, sem capacidade de expansão. O pólo, cujas obras deverão estar terminadas em maio, vai ter salas de reunião e de formação, dormitório e balneários.
“Permite que o município crie um conjunto de valências que vai ao encontro de jovens que estejam a iniciar a sua actividade empresarial, que tenham uma ideia de negócio e a queiram iniciar”, justificou.
O investimento, de 360 mil euros, vai permitir que jovens de todo o país possam “residir na incubadora, ocupar um destes espaços de dormitório e desenvolver a sua actividade, ter acesso ao refeitório e balneários”.
“Julgo que isto pode ser uma mais-valia para Alvaiázere, mas também o conjunto de serviços que é prestado, que faz a diferença e que permite colocar Alvaiázere no mapa neste sector de actividade”, considerou Célia Marques.
O pólo vai ter capacidade para 24 pessoas, possuindo dois quartos com dez beliches cada e mais dois quartos duplos.
“Queremos criar uma oferta diferenciadora e inovadora, e se queremos trazer jovens para o nosso concelho e se queremos dinamizar o tecido económico e permitir a fixação de jovens casais, esta estratégia é extremamente importante”, acrescentou, dizendo acreditar que poderá ser mobilizador de novos projectos e que os jovens vejam este como “um incentivo a não abandonarem ideias”.
No sábado, em que o município assinala o Dia do Empresário, a incubadora, onde vão ser assinados os contratos de incubação, vai estar aberta ao público, estando previstas, no mesmo dia, conferências e um jantar organizado pela Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere, que tem cerca de 7.000 habitantes.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu