Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

António Costa quer um novo Pinhal do Rei com mais espécies


Texto: Mário Pinto / Foto: Luís Filipe Coito Terça, 23 de Janeiro de 2018

O primeiro-ministro, António Costa, esteve ontem na Marinha Grande para referir que quer um novo Pinhal de Leiria, constituído por pinheiros e outras árvores, tendo plantado simbolicamente um sobreiro, junto a uma escola de Vieira de Leiria, como exemplo da diversidade de espécies arbóreas que o Governo pretende ver no local. 
“Não quer dizer que o pinhal não vá ser pinhal. O pinhal vai ser pinhal e só é pinhal se tiver pinheiro. Mas, para nós termos um bom pinhal e um bom pinheiro que seja, também ele, resistente ao fogo, é preciso que este pinhal não seja só de pinheiro e tenha a boa composição e o bom ordenamento que ajude à sua resistência”, disse António Costa, na Marinha Grande, na sessão de apresentação da Estratégia de Recuperação do Pinhal do Rei, ladeado pelo ministro da Agricultura e do secretário de Estado das Florestas, Capoulas Santos e Miguel Freitas, respectivamente.
O governante assinalou ain­da a importância de associar à intervenção do Estado no Pinhal de Leiria quer a Comissão Científica de Programa de Recuperação das Matas Litorais, onde estão representadas sete instituições de ensino superior, entre as quais o Instituto Politécnico de Leiria, quer a comunidade local, através das autarquias e instituições da sociedade civil, na criação do Observatório Local do Pinhal do Rei, para que dêem o seu contributo. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu