Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiriense de 28 anos assassinada em Moçambique


Sábado, 30 de Dezembro de 2017

Jovem de Leiria, de 28 anos, morreu em Moçambique, na sequência de um violento assalto, A vítima, Inês Botas, era  natural da Abadia, Cortes, no concelho de Leiria, avançou o jornal daquela localidade. O corpo da jovem, que estava desaparecida desde dia 28 de Dezembro, da cidade da Beira, em Moçambique, vai ser trasladado para Portugal, tendo as autoridades moçambicanas já concluído a autópsia.
“Recebemos o relatório da autópsia que permite libertar o corpo”, afirmou à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. sublinhando que a cidadã nacional que trabalhava numa empresa portuguesa na jurisdição consular da Beira, no centro de Moçambique, estava desaparecida desde a noite de 28 de Dezembro.
José Luís Carneiro adiantou que, se tudo correr como o previsto, o corpo da cidadã portuguesa vai ser transportado para Maputo na terça-feira e, entre quarta-feira e quinta-feira, será entregue à família em Portugal. Segundo o secretário de Estado, a autópsia concluiu que a cidadã portuguesa foi morta por afogamento com prévio traumatismo craniano. José Luís Carneiro avançou que três cidadãos moçambicanos foram detidos por suspeitas de estarem envolvidos no sequestro e posterior assassínio da jovem portuguesa.
O governante disse ainda que as autoridades consulares portuguesas estão em contacto com a família e com a empresa onde trabalhava a jovem, que vai assumir as responsabilidades da sua trasladação, enquanto os serviços consulares vão ficar com toda a responsabilidade da emissão dos documentos necessários, nomeadamente isenção dos emolumentos consulares.
Uma nota divulgada hoje pela Presidência da República refere que Marcelo Rebelo de Sousa apresentou condolências à família da vítima. De acordo com a nota, Marcelo Rebelo de Sousa falou hoje de manhã “com a família de Inês Botas, a cidadã portuguesa raptada e assassinada em Moçambique, onde trabalhava ao serviço da empresa Ferpinta”.

(Foto: DR)


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu