Para potenciar a criação das auto-estradas do mar e aumentar a competitividade dos portos comerciais do continente, o Governo publicou na sexta-feira a estratégia nacional até 2026, com um investimento de 2,5 mil milhões de euros, sendo 83 por cento privado – o Porto de Aveiro integra a lista. A resolução do Conselho de Ministros refere um “investimento total potencial” de 2,5 mil milhões de euros, financiado em 11 por cento com dinheiros públicos e seis por cento europeus.
No caso do Porto de Aveiro, há vários investimentos previstos. Um deles é a construção do Terminal Intermodal na Zona de Actividades Logísticas e Industriais (ZALI), com o qual se pretende “estabelecer as condições para a utilização da ferrovia”. “O aumento do contributo do modo ferroviário no transporte de mercadorias, em condições que não prejudiquem a competitividade do fluxo das mesmas, contribuí para diminuir a pressão sobre a rodovia e a emissão de gases com efeito de estufa”, lê-se no documento. A obra contempla a criação de duas linhas para a formação de comboios, de comprimento até 500 metros, e de um parque de apoio com 4,8 hectares para armazenagem de contentores, além de ligações aos arruamentos, rede de drenagem de águas pluviais, iluminação pública, video-vigilância, vedações, rede de abastecimento de energia eléctrica e rede de transmissão de dados. No total está estimado um investimento de 5,6 milhões de euros, financiados por fundos europeus e pelo Porto de Aveiro. A ZALI situa-se entre o Terminal Ro-Ro e de Contentores e o Terminal de Granéis Sólidos, ocupando 80 hectares.
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