Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alcobaça mais doce até domingo


texto: Bruna Santos / foto: Luís Filipe Coito Sexta, 24 de Novembro de 2017

Há barrigas de freira, pecados de anjo, maminhas de freira, lacinhos do convento, e todos eles prometem levar qualquer um ao céu. Pelo menos até domingo, a gula não é pecado no Mosteiro de Alcobaça, pelo que pode provar um destes doces 'abençoados' sem culpa.Assim o diz quem, por detrás de cada banca, vai explicando aos mais curiosos de que são feitos os doces conventuais e o porquê do nome de cada um. O Atelier do Doce, por exemplo, dá a provar o túmulo de S. Pedro, que "mata de prazer". 
Mas há mais novidades naquela que é a XIX edição Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais. A pista de gelo, espectáculos de teatro e de música, e até o lançamento do pão-de-ló de Coz são algumas das atracções que prometem atrair milhares de pessoas ao Mosteiro até domingo.
Ontem, no primeiro dia do evento, Alcobaça deu as boas--vindas ao seu mais recente produto gastronómico, ou não fosse este um concelho com tradição no que toca ao paladar. Outrora a acompanhar marinheiros nas suas viagens, o pão-de-ló de Coz foi agora reiventado, numa parceria entre a Casa do Pão de Ló de Alfeizerão e o Centro de Bem Estar Social de Coz. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu