Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Museu de Leiria assinala centenário para homenagear criadores


Foto: Alexandra Gaspar/Arquivo Quinta, 09 de Novembro de 2017

Dois anos depois de ter aberto, o Museu de Leiria assinala, a partir de sábado, o centenário como forma de homenagear quem lutou para que fosse realidade e festejar o sucesso do projecto.
Constituído formalmente a 15 de Novembro de 1917, então como Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria, o museu teve uma história atribulada, abrindo em instalações próprias apenas a 15 de Novembro de 2015, no Convento de Santo Agostinho, monumento nacional em ruínas, que foi reabilitado para acolher aquele espaço museológico.
Para comemorar o centenário, e também o segundo ano das novas instalações, o Museu de Leiria propõe um conjunto de conferências, concertos e visitas, entre sábado e o próximo dia 18.
"Comemorar o centenário do Museu de Leiria significa homenagear todos aqueles que ao longo de mais de cem anos lutaram para que este museu fosse uma realidade, que tivesse uma casa digna e que as suas colecções fossem salvaguardadas, estudadas e fruídas por todos", explica o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes. Para o autarca, "há muitos motivos para comemorar", desde logo pelo número de visitantes do museu.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu