Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem: Os anos passam, a tradição muda, mas o bolinho continua


Texto e Foto: Sónia Perdigão Quinta, 02 de Novembro de 2017

"Estes são muito bons, têm passas e nozes", repetiram ontem as 'tias' que saíram às portas de casa para colocar nas sacas das crianças os bolinhos que foram pedidos ao som da velha lengalenga característica da data. 
"Oh tia dá bolinho pelo louvor de todos os santinhos" é o chamamento entoado pelas crianças, em várias aldeias do concelho de Ourém, e um pou­co por toda a região, para assinalar o feriado de 1 de Novembro, para as crianças o 'Dia do Bolinho'. Mas o nome de 'bolinho' não é o único utilizado para caracterizar a data, à quem lhe chame 'Pão por Deus' a este  Dia de Todos os Santos. 
A tradição do bolinho é, na verdade, bem mais velha que as crianças que a cumprem ou até mesmo que as pessoas que passam os dias anteriores a cozinharem os doces para oferecer no 1 de Novembro. Apesar da tradição ser antiga, com o passar dos tempos algumas alterações têm surgido no costume. 
"Nós, dantes, íamos em grupos de amigos, sozinhos, por ai", recorda Célia Simões, uma das mães que saiu à rua para acompanhar a filha e os amigos no ‘peditório’ pelos doces. 
"Estamos a recordar uma tradição, eu também já o fiz e penso que deve continuar", conta ainda Célia Simões, acrescentado que "era uma pena" se não se desse continuidade ao 'Dia do Bolinho'. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu