Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: Foto que correu mundo era um alerta


Texto: Sónia Perdigão / Foto: Hélio Madeiras Sexta, 20 de Outubro de 2017

“Eu sabia que não ia combater este incêndio”, conta Hélio Madeiras, o bombeiro da corporação de Vieira de Leiria que, através de uma lente fotográfica, capturou a imagem da nuvem de fumo gigantesca que pairava em Vieira de Leiria proveniente dos incêndios que deflagraram no domingo, dia 15. 
A foto, que demonstra de forma ‘assustadora’ a dimensão do turbilhão de chamas e fumo que estava a ‘engolir’ a costa do distrito de Leiria, correu mundo e foi divulgada em múltiplos pontos do globo, tendo até ganhado lugar de destaque na página da ONU, dedicada às alterações climáticas. Apesar de toda a projecção que a imagem adquiriu, dentro do seu próprio País e além fronteira, Hélio Madeiras garante que quando ca­pturou o momento e depois o divulgou na sua página da rede social Facebook e na página dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, não o fez pensando no destaque que a imagem poderia vir a ganhar. 
“Eu estava a ver o incêndio da torre do quartel, sabia que não ia para ali, porque estava destacado para, às 18h00, ir para os incêndios do Norte”, contextualiza o soldado da paz, que além de pertencer ao quartel da Vieira é também membro da Força Especial de Bombeiros. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu