Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pedrógão Grande e Pinhal de Leiria na linha da frente de área ardida


Texto: Nuno Henriques / Legenda da Imagem: EFFIS - Sistema europeu mostra áreas ardidas na região cartografadas em imagens de satélite Sexta, 20 de Outubro de 2017

Pedrogão Grande e o Pinhal de Leiria estão na linha da frente da área ardida nos incêndios deste ano. O fogo de Pedrogão Grande (distrito de Leiria), que deflagrou a 17 de Junho e só foi dado como extinto uma semana depois, a 23, foi a terceira ocorrência no que toca à área ardida, totalizando quase 30 mil hectares (29.819ha). Assim indica o Sistema do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia (EFFIS), que apresenta áreas ardidas cartografadas em imagens de satélite.
Este incêndio provocou a morte a 65 pessoas e fez mais de 200 feridos. Consumiu floresta e centenas de imóveis (casas e empresas) também nos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera (distrito de Leiria), e alastrou-se aos concelhos de Pampilhosa da Serra (Coimbra) e da Sertã (Castelo Branco).
Os números dão conta que o incêndio que deflagrou na tarde de domingo, 15 de Outubro, na Burinhosa, no concelho de Alcobaça, e que se estendeu aos concelhos de Marinha Gran­de, Leiria e Pombal, destruindo 80 por cento do Pinhal de Leria, provocou a destruição de 18.535ha de floresta. Este incêndio no Pinhal Litoral, que só foi extinto dois dias depois, é o quinto com maior número de hectares ardidos. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu