Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: Base Aérea de Monte Real aberta à população


Foto: Luís Filipe Coito / Legenda: Na noite de domingo as chamas eram visíveis na cidade de Leiria Segunda, 16 de Outubro de 2017

A Base Aérea n.º 5, de Monte Real, no concelho de Leiria, abriu as portas à população da zona que queira, por motivos de precaução, fugir aos incêndios que lavram na zona, disse fonte da infraestrutura à agência Lusa. Ao local já acorreram  algumas pessoas das zonas afectadas, disse a mesma fonte. 
O perímetro da estrutura militar, uma base integrada no dispositivo NATO, não está em causa, já que existem meios próprios de combate aos incêndios. Para a entrada de Vieira de Leiria, na direcção da Praia, os militares deslocaram meios para proteger uma zona comercial ali localizada, acrescentou a mesma fonte.
O fogo que lavra na freguesia vizinha de Vieira de Leiria, concelho da Marinha Grande, desde há algumas horas, obrigou à retirada de pessoas da Praia da Vieira. O incêndio atingiu a zona de mata entre a Vieira de Leiria e a Praia de Vieira e as chamas propagaram-se até perto da Praia do Pedrógão, obrigando à evacuação do parque de campismo, na entrada da Praia da Vieira.
Naquele local, ouviram-se algumas explosões perto de uma fábrica de produção de aço. As comunicações por telemóvel na zona apresentam várias falhas, acrescentou outra fonte militar.
Ao início da noite de domingo, um lar de idosos da Bajanca, na freguesia de Vieira da Leiria, do concelho de Marinha Grande, foi  evacuado por precaução na sequência de um incêndio.
O presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Joaquim Vidal Tomé, disse à agência Lusa que outras pessoas residentes na zona do Parque da Campismo da Praia da Vieira também foram retiradas.
A localidade de Praia da Vieira, na Marinha Grande, começou a ser evacuada desde as 17h30, na sequência de ordem emitida pela GNR, disse à agência Lusa uma moradora da freguesia.
Também o parque de campismo da Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, foi evacuado por ordem da GNR, disse um dos responsáveis daquela estrutura. “No parque da Praia da Vieira foi pior, mas ainda não conseguimos prever os prejuízos. No Pedrógão, aparentemente o parque terá sofridos danos menores”, explicou João Paulo Moura e Sá, da empresa concessionária do parque de campismo do Pedrógão e também do da Praia da Vieira (concelho da Marinha Grande).
Este incêndio, que teve início em Alcobaça, alastrou-se à Marinha Grande e também a Leiria.
Ao início da madrugada de hoje, segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil destacava no seu ‘site’ 28 “ocorrências importantes” nos distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa, Vila Real, Coimbra, Aveiro, Braga, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Santarém, Portalegre e Porto. Combatiam os fogos 2.477 operacionais, apoiados por 741 veículos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu