Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Editorial: Diário de Leiria faz 30 anos


Adriano Callé Lucas Sexta, 13 de Outubro de 2017

O Diário de Leiria assinala hoje 30 anos. Três décadas (mais de 5.800 edições) de dedicação aos leitores de uma região que se tem vindo a afirmar no contexto regional e nacional, procurando combater as seculares e reconhecidas assimetrias de uma zona que sente na pele o centralismo de que padece o nosso País.

O Diário de Leiria vai continuar a pugnar pela promoção de Leiria e desta região e pelos esforços dos seus cidadãos, empresas e instituições rumo a um futuro mais próspero. Uma aposta que tem levado o jornal no caminho da defesa dos mais importantes projectos que têm sido sucessivamente adiados pelos diversos governos e que muito contribuiriam para o desenvolvimento da Região e para a sua melhor ligação e abertura ao exterior, como é o caso do impasse em torno da Base Aérea de Monte Real e da sua abertura à aviação comercial.

Na sua missão de informar, ao serviço dos seus leitores e da Região, o Diário de Leiria, de acordo com a sua orientação editorial, continuará a pugnar pela defesa de uma sociedade mais liberal, mais descentralizada e menos burocrática, que melhor responda aos legítimos anseios dos seus cidadãos.

Apostas que se suportam nos valores que constam do seu Estatuto Editorial como jornal republicano, liberal e regionalista: - a procura da verdade, transparência e credibilidade no que publica; a defesa da Liberdade da Imprensa e a sua total independência de quaisquer poderes políticos ou económicos; a defesa do cidadão e das minorias, da valorização de Leiria e das suas gentes, da plena integração europeia, da regionalização do País, da livre iniciativa e da economia de mercado. Valores que nortearam a fundação do jornal por iniciativa do meu Pai, Adriano Lucas (1925-2011), que aqui recordamos com saudade, e a quem Leiria deve a existência do primeiro e único jornal diário da sua história.

Hoje, neste dia especial para o jornal, é também altura de agradecer aos nossos, muitos milhares, de leitores, assinantes e anunciantes, que são a nossa única razão de ser, a preferência que têm manifestado pelo nosso jornal. Assim como aos profissionais desta casa e colaboradores, pelo contributo que, ao longo dos anos, deram e continuam a dar para que o Diário de Leiria se venha reforçando, ano após ano, como um veículo de informação independente, objectiva e credível.

Por entre as dificuldades vividas nestes últimos anos, há que reconhecer que os índices de leitura do Diário de Leiria têm vindo sucessivamente a aumentar e a interacção com a comunidade envolvente tem também sido crescente, noutras plataformas digitais. É nessa realidade que o Diário de Leiria quer continuar a afirmar-se e a crescer contando para isso com os nossos leitores, anunciantes e amigos. Um apoio e carinho a que procuramos responder diariamente com redobrado empenho para melhor os servirmos. É graças a este apoio que acreditamos vir a celebrar muitos mais aniversários, continuando este percurso de credibilidade e persistência que tem merecido a confiança de todos a quem hoje agradecemos.

A todos o nosso Bem- Haja. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu