Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Arte nos muros de Leiria faz voar imaginação até novas histórias


Texto: Sónia Perdigão / Foto: Luís Filipe Coito Terça, 10 de Outubro de 2017

Diz-se que quem conta um conto acrescenta um ponto, contudo, em Leiria, as histórias não são apenas contadas por pessoas e, desde Setembro, as paredes foram sendo convertidas em autênticos contadores de enredos, através da iniciativa ‘Leiria Paredes com História’, que terminou ontem. 
Durante um mês, seis artistas, nacionais e internacionais, visitaram Leiria para converter paredes e muros da cidade em gigantes telas de pintura e nelas ilustrar histórias, tornando a cidade do Lis diferente e mais colorida.  Da memória da princesa Za­ra, à visita das garças perto do rio, passando pelos romanos no teatro ou até mesmo pelos vícios da juventude, diversos enredos foram pincelados nas paredes da cidade. 
Mas onde andam escondidas estas obras de arte? O roteiro ‘Leiria Paredes com História’ inclui seis paragens em vários pontos da cidade que foram ilustrados por meia dúzia de artistas diferentes. Comecemos pelo Teatro José Lúcio da Silva. Nas costas da sala de espectáculos, um gran­de romano, de olhos no céu, surge num fundo em tons de rosa. Que história conta esta personagem? Fica à imaginação de cada um, mas a autoria da obra não deixa dúvidas e pertence ao artista espanhol Pichiavo. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu