Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Docente do IPL desenvolve projecto para apoiar recuperação de AVC


Foto: DR Sexta, 25 de Agosto de 2017

Agarrar, manipular objectos e caminhar são algumas das acções motoras que podem parecer muito fáceis e naturais a quem está bem de saúde, mas para quem ‘atravessou’ um acidente vascular cerebral (AVC) o caso ‘muda de figura’ e os mais simples movimentos tornam-se, muitas vezes, um desafio. 
Preocupada com a “resposta limitada dos serviços de reabilitação” deste tipo de doentes, Marlene Rosa, docente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), decidiu enveredar pela área de estudo da neurologia e desenvolver um projecto capaz de apoiar a reabilitação dos utentes que sofreram um AVC.
O projecto visa criar uma ferramenta tecnológica, acessível ao mercado, com impacto positivo na recuperação de doentes cardiovasculares, que permite monitorizar e corrigir a acção muscular dos pacientes em tempo real. 
Para sustentar economicamente a investigação e o desenvolvimento do produto, Marlene Rosa aproveitou a oportunidade e apresentou uma candidatura à bolsa INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, que visa projectar a região enquanto referência nacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de actividades de Investigação e Desenvolvimento. 

 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu