Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Risos das crianças marcam regresso à normalidade em Castanheira de Pera


Foto: Arquivo Quarta, 05 de Julho de 2017

Os gritos de alegria das crianças que brincam na Praia das Rocas são a melhor demonstração de que a vida começa a regressar à normalidade em Castanheira de Pera, concelho duramente atingido pelos incêndios de Junho.
"Não há mal que sempre dure", resume Eunice Lopes, enquanto tenta controlar um ‘bando’ de seis miúdos irrequietos, à entrada das piscinas da Praia das Rocas. Lá em baixo, a água verde-esmeralda das piscinas encaixadas entre duas albufeiras lembra outras paragens e convida a mergulhos refrescantes. "É um oásis", diz Eunice. A toda à volta, porém, os montes chamuscados lembram que as chamas andaram por ali, há 15 dias, devastando 55 por cento da mancha florestal do concelho, ameaçando casas e pessoas, e levando morte e desespero a tantos lares.
"Foi muito duro", reconhece o engenheiro florestal José Pais, administrador da empresa que gere a Praia das Rocas. José Pais, que mora numa das encostas da serra, teve a casa ameaçadas pelas chamas, tendo-lhe valido um pequeno bosque de espécies autóctones como carvalhos e castanheiros, que travou a progressão do fogo.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu