Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria prepara plano para enfrentar alterações climáticas


Helena Amaro Quarta, 05 de Julho de 2017

A comunidade científica e mesmo os actores locais parecem não ter dúvidas de que os fenómenos extremos vão aumentar em Leiria, como ondas de calor, cheias, ou a subida do nível do mar. Que medidas vai a Câmara Municipal adoptar para, mais do que mitigar, adaptar o concelho a esta nova realidade é a pergunta que o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria pretende responder.
Os primeiros passos já foram dados. Durante dois anos, uma equipa da Câmara de Leiria elaborou a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local, que está disponível para consulta, juntamente com as estratégias de outros 26 municípios. Em Fevereiro deste ano, a Assembleia Municipal de Leiria aprovou o plano e, até ao final do ano, deverá estar composto o Conselho Local de Adaptação de Leiria, um órgão colegial, de natureza consultiva, composto por diversas entidades de várias áreas temáticas.
Cumpridas todas as formalidades, é necessário encontrar um caminho que conduza à preparação do concelho para enfrentar as alterações climáticas. Perante a premissa de que “existirá sempre um aumento da temperatura global”. António Lopes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, opta por centrar a sua atenção nas projecções climatéricas para Leiria e nas metodologias que podem ser aplicadas no concelho, tendo em conta o “metabolismo urbano”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu