Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: Bombeiros apontam falhas no SIRESP


Foto: Paulo Novais/Lusa Quarta, 28 de Junho de 2017

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera, José Domingues, contrariou ontem a entidade operadora do SIRESP e sublinhou que "houve falhas" durante o combate ao incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.
"É lógico que houve falhas", disse à agência Lusa José Domingues, reagindo ao relatório de desempenho do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), documento que conclui que "não houve interrupções no funcionamento da rede" do sistema de comunicações durante o incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, mas que se registaram "situações de saturação". 
Segundo o comandante de Castanheira de Pera, terá havido "sobrecarga" dos canais ou a própria "falha das redes" levou às dificuldades de comunicação. "Só ao fim de quatro, cinco ou seis insistências é que conseguíamos comunicar com os operacionais ou com o posto de comando", frisou José Domingues, referindo que o sistema devia estar preparado para a quantidade de comunicações realizadas durante o combate às chamas no interior Norte do distrito de Leiria.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu