Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pedrógão Grande: “Grande estrondo” perto de local onde se suspeitou de queda de avião


Quarta, 21 de Junho de 2017

Os clientes que estavam na esplanada do Café da Picha, Pedrógão Grande, ouviram, cerca das 17h30 de ontem, um "grande estrondo" perto do local onde se suspeitou que caiu um avião de combate a incêndios, acidente não confirmado pela protecção civil.

“Nós estávamos aqui e ouvimos um grande estrondo”, afirmou à Lusa João Nunes, um jovem sentado na esplanada do café, junto à Estrada Nacional 2, de fronte de um posto de combustível.

As pessoas das localidades de Louriceira, Picha e Ouzenda foram retiradas pelas autoridades, porque o fumo negro que é visível na zona indicia que estão a poucos metros as chamas dos incêndios que desde sábado alastram na região e que mataram pelo menos 64 mortos no distrito de Leiria. Vários veículos de bombeiros do distrito de Lisboa, acabados de chegar, concentraram-se junto ao posto de combustível, aguardando instruções. A localidade fica a poucos quilómetros a nordeste de Pedrógão Grande, perto da albufeira da Barragem do Cabril, onde os aviões abastecem.

Na albufeira, alguns mirones tiram fotografias aos aviões a abastecer-se de água.

Uma fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil informou que um avião Canadair de combate aos incêndios, que operava no fogo de Pedrógão Grande, caiu ontem à tarde, mas mais tarde esta informação foi desmentida pelo comandante operacional, Vítor Vaz Pinto. "Não tenho conhecimento de nenhuma aeronave ao serviço da protecção civil que tenha caído", disse Vítor Vaz Pinto no 'briefing' aos jornalistas em Avelar, Ansião.

Aludindo à possibilidade de ter ocorrido outro evento que induzisse em erro, falou na hipótese da explosão de uma 'roullote' e admitiu o envio de equipas de buscas para o local. "Havia uma 'roullote' abandonada com botijas de gás, e eventualmente isso pode ter explodido", disse.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu