Nas salas de aula do Jardim- -Escola João de Deus, há mais do que letras e números para aprender. Aos tempos de brincadeira e de convívio, ou a outros, de conhecimento e aprendizagem, juntaram-se aulas dedicadas às emoções, que integram já a rotina da escola.
O projecto conta com quatro anos, mas desde então que tem sido adaptado às necessidades da escola – começou como actividade extra-curricular e hoje é, nalguns casos, curricular. É o caso das turmas de quatro anos. No dia da visita do Diário de Leiria, a alegria era a emoção a explorar. Ao desafio da professora Cristele, que contou pequenas histórias retratando momentos de alegria, as crianças souberam explicar o porquê de as personagens se sentirem alegres e onde é que essa emoção era demonstrada. Houve tempo para saltar, sorrir e exprimir, na verdade, o que é estar alegre.
As aulas são adaptadas à idade das crianças mas a avaliação é, no geral, a mesma. Apesar de não haver grupos de controlo que permitam descrever, com exactidão, a evolução e as consequências das aulas das emoções desde há quatro anos, há coisas que não passam despercebidas.
"Sentimos que as crianças têm uma preocupação maior com as consequências. Por exemplo, têm mais facilmente a noção que, se forem violentas com um colega, o metem a chorar ou o deixam triste", explicou a directora do Jardim- -Escola João de Deus, Vera Sebastião, sublinhando que "a teoria já existe" e que o resto advém do "treino e maturidade".