Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santa Catarina da Serra faz homenagem a padre que salvou 200 pessoas na II Guerra Mundial


Foto: DR Quinta, 25 de Maio de 2017

Monsenhor Joaquim Carreira, o 'padre aviador' que em Roma, no final da II Guerra, salvou judeus e anti-fascistas, vai ser recordado e homenageado  na Escola Básica de Santa Catarina da Serra, em Leiria. O 'herói' da história de Leiria vai ser  homenageado no sábado, pelas 20h45, devido às suas acções humanitárias que  o levaram a salvar perto de duas centenas de pessoas, incluindo vários judeus, das perseguições nazis.
A sessão em honra de Joaquim Carreira contará com a presença do padre João Mónico (sobrinho do homenageado e autor de uma biografia do tio), António Marujo (jornalista e autor da obra 'A Lista do Padre Carreira'), António Sousa Mendes (neto do cônsul Aristides de Sousa Mendes) e António Caria (presidente da Associação de Amizade Portugal-Israel).
A homenagem, levada a cabo com os alunos do 9.º ano e alunos do Clube UNESCO da Escola Básica de Santa Catarina da Serra, vai culminar com a inauguração, no jardim exterior da escola, de um pequeno monumento evocativo de monsenhor Joaquim Carreira. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu