Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Papa canonizou Francisco e Jacinta Marto


Foto: LUSA Sábado, 13 de Maio de 2017

O Papa canonizou hoje de manhã Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires. No início das celebrações, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, destacou a espiritualidade contemplativa e compassiva de Francisco e Jacinta Marto “que os leva a ser espelho da luz de Deus na prática das boas obras”.

Ao apresentar ao Papa Francisco uma breve biografia dos dois videntes, pedindo que sejam canonizados, D. António Marto recordou que os dois jovens “cresceram num ambiente familiar e social modesto, profundamente cristão”.

Recordou depois a doença e morte de Francisco e a trasladação dos seus restos mortais para a Basílica de Nossa Senhora de Fátima. De Jacinta acentuou o “carácter carinhoso e expansivo”, afirmando que depois dos “encontros com o Céu, vive completamente esquecida de si, oferecendo orações e sacrifícios para o bem de todos quantos sofrem. A sua espiritualidade é caracterizada pela entrega generosa de si, como um dom para os demais”.

A terminar a saudação, referiu a beatificação e Francisco e Marta, a 13 de Maio de 2000, neste mesmo Santuário, e enumerou os últimos passos para a canonização “destes mais jovens beatos da história da Igreja, com o reconhecimento  do milagre que lhes foi atribuído e a escolha da data e local da cerimónia: “este dia 13 de Maio de 2017, durante a peregrinação ao Santuário de Fátima, na celebração do Centenário das Aparições da Santíssima Virgem, Senhora do Rosário”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu