Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Elisa, a italiana que veio a Fátima para ver o Papa


Foto: LUSA Sexta, 12 de Maio de 2017

Elisa, professora italiana que comprou a prestações a sua estadia no hotel em Fátima, considera que estar no Santuário no momento em que o Papa entrou é um presente inesperado. “Sou uma mulher de sorte, sou uma mulher de sorte", murmurava em inglês ("I'm a lucky woman, I´m a lucky woman") esta peregrina, a única que conseguiu estar na escadaria da entrada norte do Santuário de Fátima, onde naquele momento só circulavam bombeiros, elementos da GNR e escuteiros. A entrada e saída de peregrinos no recinto tinha acabado de ser encerrada devido à elevada afluência de pessoas. Elisa foi das últimas a conseguir passar.
A italiana, professora de inglês, decidiu em Dezembro de 2016 que iria a Fátima ver o Papa, pagou a primeira prestação em Janeiro e em Fevereiro foi-lhe diagnosticado um cancro, uma notícia que poderia ter “deitado por terra” a sua intenção de viajar. Ainda assim decidiu continuar a pagar as prestações da estadia no hotel enquanto iniciava os tratamentos. “É um presente poder estar aqui, é um presente poder ver o Papa a entrar no Santuário de Fátima, é uma bênção ter conseguido entrar “, disse.
Do outro lado da barreira vários peregrinos lamentavam não poder estar no lugar da Elisa, ficaram a poucos metros da entrada do recinto, barrados pela linha de segurança que impediu que se instalasse a confusão no momento em que o papa chegava ao recinto.
Uma hora antes, duas idosas de Leixões procuravam desesperadamente entrar no recinto. Objetivo final: chegar o mais perto possível da capelinha das aparições. Há 50 anos que Natalina passa a noite de 12 para 13 de Maio no recinto do santuário, na maioria das vezes chega Fátima a pé. Este ano foi o "expresso" que a trouxe. “Ai minha filha este ano não consegui, mas para o ano se puder estou cá mas a pé, com papa ou sem papa”, disse.
O Papa Francisco foi hoje recebido com entusiasmo por milhares de pessoas em Fátima, fez, em silêncio, uma longa oração junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima e pediu a "concórdia entre todos os povos". Jorge Mario Bergoglio, que amanhã, sábado, vai canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, chegou às 16h10 à base de Monte Real, sendo recebido pelas três principais figuras do Estado – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. Francisco é o quarto Papa a visitar Fátima. Os anteriores papas que estiveram no maior templo mariano do país foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu