Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

De Figueiró dos Vinhos a Fátima para ouvir o Papa


Texto: Helena Amaro / Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 12 de Maio de 2017

“Tenho 81 anos, mas fiz questão de estar aqui, para receber o Papa”. Ermelinda Santos não encontra palavras para descrever a emoção que sentiu quando viu o Papa entrar no recinto do Santuário de Fátima. A peregrina chegou ontem de Figueiró dos Vinhos, juntamente com Fátima Santos. Ambas confessaram ao Diário de Leiria o carinho especial pelo Papa Francisco. “Gostava muito de João Paulo II, mas o Papa Francisco tem um outro carisma.

“Acho-o mais humilde, misericordioso, próximo dos mais desfavorecidos”, considera Fátima Santos, satisfeita pelas palavras que o Papa deixou aos peregrinos na Capelinha das Aparições. “Gostámos muito de ouvir o Papa. Tínhamos alguma expectativa, mas sabíamos que ia falar sobre paz”, afirma a peregrina, de 53 anos, também de Figueiró dos Vinhos.

Maria José, chegada de Paredes em peregrinação a pé, também gostou do que ouviu. Confessando ter-se emocionado quando o Papa chegou ao recinto, concorda com as suas palavras, sobretudo numa altura em que o mundo está em guerra.

Na Capelinha das Aparições, o Papa pediu “concórdia entre todos os povos” e a Nossa Senhora para, “no mais íntimo” do seu “Imaculado Coração”, que veja “as dores da família humana que geme e chora neste vale de lágrimas”. Ainda junta à imagem de Nossa Senhora de Fátima, evocou o exemplo dos beatos Francisco e Jacinta Marto, que amanhã serão canonizados.

Agora, o tempo é para recarregar baterias. Depois do jantar, o Papa regressa ao recinto pelas 21h30, para presidir à cerimónia da bênção das velas e da recitação do terço na Capelinha das Aparições.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu