Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ansiedade domina peregrinos a poucas horas da chegada do Papa


Texto: Helena Amaro / Foto: Luís Filipe Coito Sexta, 12 de Maio de 2017

Milhares de peregrinos aguardam a chegada do Papa e o início das celebrações do Centenário das Aparições. Ansiedade é a nota dominante

A poucas horas da chegada do Papa Francisco a Fátima, a ansiedade começa a tomar conta dos peregrinos, sobretudo para saber que mensagem vai transmitir na Cova da Iria.

"Vemos o Papa sempre na televisão, por isso, não estamos ansiosas por vê-lo, mas por saber o que é que ele nos vai dizer", afirma Isilda Rosário.

Isilda Rosário chegou ontem, integrada no grupo de 100 pessoas Caminhar do Sul – Alcácer do Sal. É a sua nona peregrinação a pé, mas nem por isso a bagagem espiritual se torna mais leve. "Trouxe pedidos da família, dos amigos e de colegas de trabalho. Quando cheguei, entreguei-os todos a Nossa Senhora. Agora, Nossa Senhora fará o que poder", conta esta peregrina de 65 anos ao nosso jornal, confessando existirem "momentos difíceis" durante a caminhada, que precisam de "momentos de reflexão".

Resguardada do vento numa zona lateral do santuário, Isilda Rosário vai cantando trechos da música que as acompanhou ontem à tarde, quando entraram no recinto. "Chegámos a cantar alentejano a Nossa Senhora do Carmo", salienta.

Há 15 anos que o grupo de Alcácer do Sal se faz à estrada, nove já foram acompanhados por Ilda Rosário.

Perto do altar, junto às grades de segurança, encontramos a família de António Júlio. Pai com 54 anos, mãe e um dos quatro filhos chegaram esta manhã a Fátima, vindos de Setúbal. Enquanto estende o saco-cama no chão e procura dar algum conforto a um espaço que irá ocupar até amanhã, António Júlio confessa estar com "grande expectativa" em relação à chegada do Papa, "na esperança de saber" o que irá dizer o Sumo Pontífice em Fátima.

"Estamos felizes por estar aqui. Já vínhamos mesmo sem saber que o Papa vinha, mas depois de sabermos da visita e da canonização quisemos mesmo estar presentes. Aguardamos com contentamento e serenidade a sua chegada", afirma António Júlio.

Abraços, lágrimas e sorrisos marcaram a chegada, esta manhã, de um grupo de 35 pessoas de Alverca. Partiram na terça-feira. Em Fátima, dão graças pela viagem de fé que cumpriram e pela vida que Nossa Senhora lhes proporciona. "Queixamo-nos demasiado para aquilo que na realidade temos", conta Hélder Ferreira. Este peregrino de 37 anos, há cinco anos que peregrina a pé até Fátima. Este ano, a peregrinação é especial, com a presença do Papa, um "outsider", como lhe chama. "Vale por tudo aquilo que transmite. É uma peça fora da caixa, fora da doutrina mais ecléctica, mas também a origem dele é mais do povo do que de outras classes", considera.

A meio da manhã de hoje, a moldura humana no recinto do santuário começava a compor-se. Todos procuram um lugar para assistir ao início das cerimónias do Centenário das Aparições.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu