A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) vai investir um milhão de euros nos próximos dois anos num programa para a promoção turística integrada do território. O projecto que, tem como objectivo a «afirmação da região enquanto destino turístico», foi ontem dado a conhecer numa conferência de imprensa realizada na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde o presidente da CIM-RC, João Ataíde, fez notar a necessidade de tornar a região mais «homogénea» também na área do turismo. «Pensamos que é uma boa proposta e vamos levá-la ao próximo conselho da CIM», adiantou o também autarca da Figueira da Foz, que quer «criar território», através da promoção integrada dos produtos turísticos regionais.
«A nossa maior missão é criar coesão territorial, e este investimento na promoção turística é fundamental para que isso aconteça», referiu Ataíde, não tendo dúvidas que esta é uma região «muito bonita», com uma «tipicidade e genuinidade únicas» que não se encontram nos meios mais urbanos, onde hoje se registam os grandes fluxos turísticos. «As pessoas estão muito centralizadas em Lisboa, no Porto e no Algarve e queremos um Portugal menos urbano e mais genuíno, porque o número de turistas vai manter-se o mesmo», afirmou o presidente da CIM-RC na apresentação do plano para a promoção turística da Região de Coimbra, através de uma estratégia integrada de valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais e dos produtos locais.
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