A nossa memória não é um disco rígido de computador

A memória das pessoas não é um disco rígido de um computador, com acesso sempre acessível e fácil à informação porque há coisas que esquecemos. Do que nos lembramos facilmente são as “cenas marcantes porque são emocionantes”, dis­se Isabel Santana, especialista em neurologia convidada para a conversa “Havíamos de Falar disso” na passada terça-feira pelo Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), laboratório associado da Universidade de Avei­ro, e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

“Judite” estreia amanhã
no Estaleiro Teatral de Aveiro

Estreia amanhã a peça “Judite” , às 21.30 no Estaleiro Teatral de Aveiro, um monólogo com a actriz Andreia Silva, uma produção da Associação Cultural de Aradas (ACAD ) e da autoria e encenação de Bruno Reis.
Entretanto, desde há cerca de um ano que o Centro Cultural de Aradas encerrou, desalojando a ACAD, mas segundo Andreia Silva, da direcção, continua activa, em parceria com a Efémero e o GRETUA.

Condenado grupo que fabricava e vendia ouro falso

Um grupo de indivíduos que terá conseguido vender jóias falsas em lojas de penhores de todo o país foi ontem condenado no Tribunal de Aveiro.
O principal arguido, um ourives de Gondomar suspeito de fabricar as peças de cobre revestidas a ouro que eram, depois, vendidas nos estabelecimentos, foi castigado com dois anos e nove meses de prisão, com pena suspensa. O homem, de 61 anos, era acusado de 17 crimes de falsificação de notação técnica, mas os juízes puniram-no por somente um crime na forma continuada.

“Cincork” celebra 30 anos
a inovar sector da cortiça

O secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, pediu ao “Cincork” que ajude as pequenas empresas a “inovar”.
Este membro do Governo participou, ontem, em Santa Maria de Lamas, na sessão solene comemorativa dos 30 anos do “Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça”, tendo realçado que a instituição conseguiu uma taxa de empregabilidade dos seus formandos que anda nos 70 por cento.

Património subaquático da Ria está hoje em debate

A segunda sessão do II Ciclo “Quintas da Ria” regressa hoje, com o tema “O património arqueológico subaquático da Ria de Aveiro”. O evento começa pelas 21.15 horas, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e tem entrada livre. As descobertas realizadas, a preservação, a divulgação e a valorização deste riquíssimo património da região e ainda o que está por investigar, serão os temas a abordar pelos oradores Miguel Aleluia, Fernando Almeida e Francisco Alves.

Quinta da Moita recebe a Primavera com um dia de festa

A Quinta Ecológica da Moita, em Oliveirinha, gerida em parceria entre a ASPEA e a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, recebe a Primavera em festa. Este sábado, durante todo o dia, a Quinta vai promover inúmeras actividades destinadas à comunidade e com diversas temáticas. Animação musical, animação sócio-cultural, barraquinhas de comes e bebes, venda de artesanato e oficinas (com inscrições abertas até às 13 horas de amanhã: 1,50 euros (para sócios ASPEA e irmãos Santa Casa da Misericórdia) e dois euros, para público em geral), vão animar todo o dia.

Cliria testa o seu plano de emergência

A Cliria de Aveiro realizou ontem à tarde um simulacro de incêndio na zona de internamentos. O exercício pretendeu colocar em prática alguns conceitos de segurança dados numa formação que alguns funcionários realizaram recentemente e testar a eficácia de evacuação do polo 1 daquela clínica privada.

Europarque é activo para impulsionar
turismo de negócios

A “Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal” está ao dispor do município de Santa Maria da Feira para fazer do Europarque uma estrutura ao serviço da região e vocacionada para dar um forte empurrão ao “turismo de negócios”.
Recorde-se que o Governo entregou a gestão deste equipamento à autarquia santamariana e que Emídio Sousa, o presidente da câmara, logo enfatizou que será um parque de congressos “para o Norte”.

Aveiro: Segurança Social fecha Casa Alberto Souto

A Casa Alberto Souto, em Aveiro, que acolhe adolescentes encaminhados pelo Tribunal, vai fechar no próximo dia 31, por decisão da Segurança Social, revelaram os educadores sociais ali em serviço. A decisão foi comunicada aos funcionários pelo subdirector do Centro Distrital de Segurança Social, Rui Monteiro, e explicada pela falta de verbas para manter aquele Lar de Infância e Juventude a funcionar.

Universidade de Aveiro: Minty quer marcar a diferença na moda portuguesa

Susana Bettencourt, que desenhou colares usados por Lady Gaga, Celsus, autor do projecto Vestir Aveiro, e a marca Rasto, que projecta roupa para os ciclistas urbanos, são apenas alguns dos criadores já representados pela nova plataforma de divulgação de moda Minty. A plataforma, concebida por João Figueiredo, antigo aluno da Universidade de Aveiro (UA), e Ana Cravo foi disponibilizada há dias na sua versão beta. O projecto está a beneficiar do apoio do programa Passaporte para o Empreendedorismo.

Páginas